Administração orçamentária, financeira, patrimonial e contábil, com foco no Sistema Integrado de Gestão Governamental (SIGGo) – Módulo I – C A N C E L A D O - Turma 2 |
Data de início: |
23/03/2020 |
Data de fim: |
27/03/2020 |
Encerramento das pré-inscrições: |
12/03/2020 |
Horário: |
das 8h às 12h |
Objetivo: |
Obter visão integrada do processo de execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil, entendendo a convergência da nova contabilidade aplicada ao setor público e fornecer informações atualizadas e seguras indispensáveis ao bom desempenho das atividades realizadas pelas unidades gestoras. |
Público-alvo: |
Servidores dos órgãos da administração direta, autárquica e fundacional do GDF lotados nas áreas de contabilidade, orçamento, finanças, materiais, patrimônio e controle interno. |
Local: |
Escola de Governo |
Carga horária: |
20 horas-aula |
Conteúdo: |
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA, PATRIMONIAL E CONTÁBIL, COM FOCO NO DECRETO Nº 32.598/2010 E SUAS ALTERAÇÕES E NA PORTARIA Nº 70/2014 – CLASSIFICAÇÃO ECONÔMICA DA DESPESA.
Sistemas da Administração Pública do Governo do Distrito Federal;
Orçamento público;
Conceito; evolução do orçamento; princípios orçamentários;
Comparação com o orçamento tradicional; processo legislativo; ciclos orçamentário e financeiro;
Plano Plurianual (PPA);
Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO);
Lei Orçamentária Anual (LOA);
Estrutura; tipos de programas, características e finalidades;
Classificações orçamentárias;
Institucional; funcional programática; econômicas; receitas e despesas;
Movimentação de créditos orçamentários;
Distinção entre crédito e numerário; descentralização interna e externa; créditos adicionais e suas características;
Estágios da despesa;
Empenho, liquidação e pagamento; utilização de créditos orçamentários;
Pré-empenho; controle da execução orçamentária; controles prévio, concomitante e subsequente; responsabilidades; dotação, destaque;
Provisões, programação financeira;
Despesas de exercícios anteriores;
Conceito, ocorrência e formalização, reconhecimento de dívida;
Restos a pagar;
Inscrição; classificação; liquidação e direito do credor; exceções; estudo de caso, discussão de assuntos polêmicos;
Impropriedades na inscrição de restos a pagar;
Regimes de caixa e competência, sob as óticas contábil e orçamentária;
Reflexos das áreas de material e patrimônio;
Suprimento de fundos (adiantamentos);
Conceito; realização e concessão; controle e prestação de contas; cartão de pagamento e suas condicionantes;
Estudo de caso, discussão de assuntos polêmicos;
Decreto nº 32.598, de 15 de dezembro de 2010, e suas alterações.
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Instrutor(es): |
José Luiz Marques Barreto – Auditor de Controle Interno. |
Observações: |
O certificado será encaminhado, por e-mail, para o endereço eletrônico cadastrado no momento da inscrição, ao participante que obtiver frequência mínima de 80% da carga horária do curso. |