Redação oficial - Turma 3
Data de início: 25/11/2019
Data de fim: 29/11/2019
Encerramento das pré-inscrições: 01/11/2019
Horário: das 8h às 12h
Objetivo: Capacitar os participantes para o desenvolvimento da proficiência na produção de texto, provendo-os de conhecimentos gramaticais e textuais, a fim de que possam aplicá-los na escrita voltada à redação oficial na Administração Pública.
Público-alvo: Servidores dos órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do GDF que elaboram documentos oficiais para comunicação interna e externa em geral.
Local: Escola de Governo
Carga horária: 20 horas-aula
Conteúdo:
  • Aspectos gerais da redação oficial: clareza, coesão, concisão, correção gramatical, formalidade e uniformidade, impessoalidade;
  • Orientações básicas sobre o ato de escrever: estilo, harmonia, polidez;
  • Atos de comunicação: formas de tratamento (pronomes de tratamento/vocativos), formas de endereçamento, tipos de atos (circular, despacho, memorando, ofício e carta eletrônica);
    Orientações básicas sobre o ato de escrever: pontuação, acentuação, abreviaturas e siglas, crase/regência;
  • Orientações básicas sobre o ato de escrever: concordância, numerais, colocação pronominal;
  • Vícios de linguagem: cacófato, chavões, pleonasmos, ambiguidade, erros de paralelismo, erros de comparação, gerundismo.
  • Instrutor(es): Camile Sabino Bezerra Corrêa – Gestora em Políticas Públicas e Gestão Governamental.
    Observações: O certificado será encaminhado, por e-mail, para o endereço eletrônico cadastrado no momento da inscrição, ao participante que obtiver frequência mínima de 80% (oitenta por cento) da carga horária do curso.

    Inscrições encerradas!