Mapeamento e modelagem de processos no serviço público - Turma 1
Data de início: 23/09/2019
Data de fim: 27/09/2019
Encerramento das pré-inscrições: 13/09/2019
Horário: das 8h às 12h
Objetivo: Conhecer conceitos e práticas sobre identificação, mapeamento, modelagem, documentação, gestão e melhoria de processos, visando a atender os objetivos estratégicos da organização.
Público-alvo: Servidores dos órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Governo do Distrito Federal que desenvolvem atividades relacionadas ao tema do curso.
Local: Escola de Governo
Carga horária: 20 horas-aula
Conteúdo: INTRODUÇÃO
  • Diferenciação entre Gestão de Processos e Gestão por Processos e suas implementações: panorama geral da utilização contínua da modelagem de processos no ambiente empresarial;
  • Gestão da Mudança com apoio da Gestão por Processos: contextualizando o esforço de mapeamento de processos;
  • Modelos Sistêmicos: introdução aos conceitos de Cadeia de Valor e Macroprocessos, necessários à organização de processos modelados. Compreensão da interligação entre processos, permitindo visualizar a organização como um grande sistema de processamento de informações e tomada de decisões;
  • Modelagem Multidimensional de Processos: associação de atributos modeláveis por atividade, de modo a permitir o entendimento amplo das atividades de negócio para análise e decisão;
  • Arquitetura de Processos: avaliação das diversas práticas de hierarquização de níveis de detalhamento de processos utilizados no mercado e apresentação das indicações necessárias à adoção de padrões pela organização.
    OPERACIONALIZAÇÃO
  • Técnicas de levantamento de Processos: o sucesso da modelagem de processos depende diretamente das abordagens adotadas para mapeamento de processos, tais como: Entrevistas, brainstorming e a formação de equipes de modelagem. Análise de prós e contras de cada abordagem;
  • A Diagramação de Processos na notação BPMN (Business Process Modeling Notation), adequado ao detalhamento de fluxos decisórios com vistas à automação de rotinas;
    Distinção entre Processos de Negócio e Fluxos implementáveis através de sistemas;
  • Documentação de processos: complementando com dados os processos mapeados e obtendo reports e visualizações mais completas do funcionamento da organização.
    MELHORIA DE PROCESSOS
  • Aplicação de técnicas de redesenho de processos: dicas e práticas para a identificação das oportunidades de melhorias, sua explicitação e seu entendimento gráficas, tangibilizando aos gestores a conformação futura dos processos de negócio. Desenvolvimento de plano operacional de mudanças, tendo em vista a transição entre os processos de negócio atuais (AS-IS) e ideais (TO-BE);
  • Melhoria contínua de processos (aplicação dos ciclos PDCA/SDCA, de Deming), utilizando a gestão da qualidade para a estabilização e aperfeiçoamento de fluxos decisórios;
  • Aplicação de Métodos de Avaliação Quantitativa de Desempenho: identificação de oportunidades de aplicação na tabulação de resultados de processos e sua análise.
  • Instrutor(es): Rogério de Souza Leitão
  • Gestor em Políticas Públicas e Gestão Governamental
  • Observações: O certificado será encaminhado, por e-mail, para o endereço eletrônico cadastrado no momento da inscrição, ao cursista que obtiver frequência mínima de 80% da carga horária do curso.

    Inscrições encerradas!