Administração orçamentária, financeira, patrimonial e contábil com foco no Sistema de Gestão Governamental (SIGGo) – Módulo III - Turma 1
Data de início: 20/05/2019
Data de fim: 24/05/2019
Encerramento das pré-inscrições: 05/05/2019
Horário: das 8h às 12h
Objetivo: Capacitar os participantes para entender as principais características, funcionalidades, transações do Sistema de Gestão Governamental (SIGGo), caracterizar os subsistemas de informação e de contas, identificar a estrutura de contas do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público e compreender os lançamentos contábeis típicos realizados no âmbito do GDF.
Público-alvo: Servidores dos órgãos, autarquias e fundações do GDF que atuam como administradores e gestores de recursos públicos, lotados nas áreas de contabilidade, orçamento, finanças, materiais e patrimônio.
Local: Escola de Governo
Carga horária: 20 horas-aula
Conteúdo: Entendendo o Sistema Integrado de Gestão Governamental (SIGGo): teoria e prática
  • Aspectos conceituais;
  • Histórico e evolução do Sistema de Administração Financeira;
  • Características dos subsistemas;
  • Características das transações;
  • Registros contábeis: previsão de receita; fixação da despesa; empenho da despesa; aprovação de limite financeiro; liquidação da despesa; pagamento da despesa; registro de ingresso e baixa de almoxarifado; registro e baixa de bens móveis; registro de convênios;
  • Demonstrações contábeis.
  • Instrutor(es): José Luiz Marques Barreto
  • Auditor de Controle Interno.
  • Observações: O certificado será encaminhado, por e-mail, para o endereço eletrônico cadastrado no momento da inscrição, ao cursista que obtiver frequência mínima de 80% da carga horária do curso.

    Inscrições encerradas!