Seminário - O Impacto da Implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a Preservação Digital: desafios e perspectivas - Turma 1
Data de início: 04/12/2018
Data de fim: 04/12/2018
Encerramento das pré-inscrições: 03/12/2018
Horário: das 8h às 18h
Objetivo: Dotar o Governo e os servidores do conhecimento necessário aos mecanismos de gestão arquivística, das estratégias de preservação e da gestão do conhecimento contido nos arquivos digitais.
Público-alvo: Gestores e servidores públicos, estudantes, pesquisadores e profissionais  interessados em gestão do conhecimento e preservação digital.
Local: Auditório Coronel José Nilton Matos
Carga horária: 8 horas-aula
Conteúdo:
  • Palestra: Apresentação do TRF4 sobre o SEI - Patrícia Valentina;
  • Cases de implantação do SEI no Governo do Distrito Federal (Moderadora - Leany Lemos): Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal (SEF), Secretaria de Estado de Educação (SEE) e Secretaria de Estado de Saúde (SES);
  • Cases de Integração via webservice: Secretaria de Estado de Mobilidade do Distrito Federal (SEMOB) e Companhia Habitacional do Distrito Federal (CODHAB) - Do zero ao SEI: Como a CODHAB tornou o atendimento ao cidadão 100% online;
  • Apresentação do Módulo Barramento/ConectaGov - Guilherme Del Cantoni (Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão);
  • A Preservação Digital na Gestão da Informação - Arquivo Público do Distrito Federal (ARPDF) e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios;
  • Palestra: A implantação do Sistema Eletrônico de Informações no Distrito Federal - desafios e perspectivas - Riane Torres (SEPLAG).
  • Instrutor(es): M.e Riane Torres (SEPLAG)
  • Servidora pública desde 2005, atualmente vinculada ao Governo do Distrito Federal (GDF), onde ocupa o cargo de Chefe da Unidade de Implantação de Projetos e Inovação. Foi a responsável pela implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nas 93 agências do GDF, um projeto que visou a modernização do fluxo de tramitação de processos e documentos administrativos. Como analista de sistemas no serviço público, liderou equipes de desenvolvimento de sistemas para automação soluções complexas. Riane é bacharel em Ciência da Computação e mestre em Computação Aplicada.
    Patrícia Valentina Ribeiro Santanna Garcia (TRF4)
  • Diretora da Divisão de Gestão do SEI do TRF4; Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2004); atualmente é Técnico Judiciário (desde 2009 gestora do SEI do Tribunal Regional Federal da 4ª Região); tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processo Eletrônico.
    Guilherme Del Cantoni (MPDG)
  • Analista de Tecnologia de Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPDG) com mais de 10 anos de experiência na área de engenharia de software, arquitetura e desenvolvimento de sistemas. Participação na melhoria de processos de software, implantação de modelos de maturidade (CMMI e MPS.br) e atuação em grandes projetos de desenvolvimento, entre eles: Processo Eletrônico Nacional no MP, Enterprise Resource Planning (ERP) na TOTVS, sistemas de análise de testes sanguíneos para Diamed AG e e-commerces para General Eletric. Atualmente atuando na equipe técnica do Processo Eletrônico Nacional do MPDG no suporte e evolução do SEI; e desenvolvimento do Barramento de Serviços de integração de sistemas de processo eletrônico.
    Marcelo Ataíde Neto (SES)
  • Engenheiro de software, especialista em Administração Estratégica de Tecnologia da Informação pela FGV, certificado PMP (Project Management Professional). Professor convidado de gerenciamento de projetos e qualidade de software nas instituições de ensino superior (UnB/FGV) e, atualmente exercendo o cargo de Subsecretário de Modernização e Tecnologia na Secretaria de Estado de Educação do DF. Coordenou as atividades do GT e Comitê de Implantação do SEI na SEEDF.
    Euler Frank Lacerda Barros (SEF)
  • Servidor Público do GDF, como Gestor em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Mestrando em Gestão Estratégica de Organizações (IESB), Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília, com MBA em Gestão Empresarial e Gerenciamento de Projetos pela ESAD, foi Coordenador do Comitê de Implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações) na Secretaria de Fazenda do DF. Atualmente exerce o cargo de Chefe da Unidade de Gestão Documental e da Informação da SEF/GDF.
    Charles Franco
  • Graduado em Direito pelo Centro Universitário Euroamericano do Distrito Federal (2011). Servidor da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal compondo a carreira de Técnico em Saúde desde 2010.Gerente de Protocolo Geral da Secretaria de Estado de Saúde do DF desde 2016. Tem experiência na área de contratos administrativos, gestão documental e da informação arquivística, e gerenciamento de processos organizacionais em macro equipes. Gestor do processo de implantação do SEI e da manutenção do sistema na Secretaria de Estado de Saúde do DF.
    Alexandre Carvalho da Silva (SEMOB)
  • Auditor Fiscal de Atividades Urbanas – Transportes, Coordena o setor de Processamento de Informações e Sanções da Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle – SEMOB, Graduado em Física pela UnB.
    Elton Silva (CODHAB)
  • Graduado em Segurança da Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB/DF), atuando há mais de 10 anos com desenvolvimento de soluções web corporativas, entusiasta de tecnologias emergentes, atualmente analista sênior da área de tecnologia da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (CODHAB/DF).
    Jader Silva de Oliveira
  • Pós-graduando (lato sensu) em Gestão Eletrônica de Documentos, com ênfase em Administração Pública, pela Faculdade Unyleya – desde 2017. Graduado em Licenciatura em Física, pela Universidade Católica de Brasília (UCB) – 2008.Gerente de Tratamento e Preservação do Acervo Digital da Coordenação de Arquivo Permanente do Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) – desde 2012. Executor técnico do projeto Biblioteca Digital do Distrito Federal, portaria conjunta n° 08, 20 de agosto de 2013, responsável pela digitalização de parte do acervo permanente do ArPDF – 2013-2014. Membro técnico da Comissão de Adesão, Implantação e Gerenciamento do Sistema Atom, como sistema de acesso e divulgação da documentação digital permanente do ArPDF, ordem de serviço nº 9 de 9 de abril de 2013 e publicada em 7 de maio de 2013 no DODF.
  • Observações:
  • O Seminário será realizado no Auditório Coronel José Nilton Matos – SAIS, Área Especial 4, Lote 5 - Complexo da ABMIL - SPO - Brasília/DF.
  • O certificado será encaminhado, por e-mail, para o endereço eletrônico cadastrado no momento da inscrição, ao participante que obtiver frequência de 100% da carga horária do seminário.

  • Inscrições encerradas!